Você sabe quais as diferenças entre os produtos diets e lights

Diet é a palavra em inglês para dieta e light significa leve. Como os nomes sugerem, eles são alimentos indicados em dietas específicas devido a algum problema de saúde ou para a perda de peso. Se você tem muitas dúvidas sobre a diferença dessas duas denominações e para que e quem se destinam os produtos denominados lights e os produtos dieta.

Alimento Diet

O alimento diet é isento de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura, glúten, lactose), independente do número de calorias. Eles são destinados a grupos populacionais com necessidades específicas como por exemplo diabéticos, hipertensos, celíacos, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante que fique claro também que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, podem não ser adequados para pessoas que querem emagrecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet pode ser indicado para as pessoas com diabetes, pois é isento de açúcar (carboidrato de absorção rápida), mas não para as que desejam reduzir o peso já que tem maior adição de gordura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para os diabéticos  identificarem se o alimento diet é mesmo sem açúcar, observem no rótulo se está escrito sem adição de açúcar ou zero açúcar. Caso não encontre essa informação de forma fácil na frente do rótulo, procure nos ingredientes. O açúcar pode ter vários nomes como sacarose, glicose, dextrose, açúcar invertido, açúcar demerara ou açúcar mascavo.

Alimentos Light

Os produtos lights são direcionados a pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esses produtos apresentam uma redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias quando comparado ao produto convencional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa redução pode ser de um nutriente energético como carboidratos (açúcar) ou gordura e, consequentemente, esse produto terá uma redução do número de calorias. Mas, também pode ser uma redução de um nutriente não energético, como o sódio por exemplo (sal light). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante que o consumidor que deseja emagrecer ou aquele que apresenta alguma necessidade nutricional especial, diabéticos e hipertensos, por exemplo, avaliem atentamente os rótulos para identificar se aquele produto atende a sua necessidade. 😉⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dra. Adriana Rodrigues Mateus Caiafa
Nutricionista – CRN 36031