Superalimentos que tem de começar a comer já!

Superalimentos que tem de começar a comer já!

Superalimentos: a palavra diz tudo. Você não se pode deixar enganar pelo tamanho, porque estes alimentos são muito poderosos para a sua saúde. Têm uma enorme concentração de nutrientes essenciais para a manutenção e bom funcionamento do organismo humano, como minerais, vitaminas, aminoácidos, ácidos gordos, cálcio e antioxidantes.

1 – Sementes de Chia
As sementes de chia são dos superalimentos mais famosos e populares. São uma enorme fonte de micro nutrientes, que fazem a manutenção do organismo e são compostas por ácidos gordos e ómega 3 e 6, sendo por isso essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos.

2 – Quinoa

A quinoa é um grão que vem de uma planta com o mesmo nome. É um alimento muito completo, que tem o balanço ideal de proteínas, comparativamente com qualquer outro grão. Não tem glúten e é muito rica em ácidos gordos, ómega três e seis, vitaminas A, C, E”. Além disso, tem uma ação antioxidante muito forte. Saiba mais sobre essa proteína poderosa.
O seu modo de confeção é muito simples, pois aal como o arroz, basta cozer uma medida de quinoa, com duas de águga e deixar cozinhar. Coma três a quatro colheres de quinoa, entre três a quatro vezes por semana. Fria, ou quente, pode acompanhar carne e peixe.

3 – Maca
É uma raiz muito rica em cálcio, ferro, magnésio e sexénio. Contém 10% de proteína de alta qualidade, incluindo sete aminoácidos essenciais. É um alimento adaptogénico, ou seja, o efeito que tem no corpo adapta-se às necessidades de cada um, tendo por isso a capacidade de regular o organismo para a situação em que ele se encontra presentemente.
É bom para a memória, para a fertilidade, para os níveis de energia e na melhoria das funções sexuais. É ideal para pessoas que vivem com grandes níveis de estresse, com profissões desgastantes tanto a nível físico ou profissional.

4 – Sementes de cânhamo
É rico em ácidos gordos essenciais, como ómega 3, ómega 6, em minerais, vitaminas e fibras. A proteína das sementes de cânhamo é muito especial pois contém todos os aminoácidos essenciais, sendo também de fácil digestão, quando comparada com a carne, soja ou lacticínios, aumenta a energia, dá suporte ao sistema imunitário e ajuda no emagrecimento. Além disso, ajuda na recuperação de doenças, baixa o mau colesterol e tensão arterial, reduz as inflamações, melhora a circulação e auxilia na regulação de níveis de açúcar no sangue.
Se incluir estas sementes na alimentação vai ter um cabelo, pele e unhas melhores. Por tudo isto, é um alimento ótimo para quem tem diabetes, sofre de obesidade, é hipertenso, tem problema celíacos, grávidas, mães que estão a amamenta e crianças hiperativas.

5 – Camu camu

Parece uma maça, mas não é. É uma fruta da Amazónia, que tem aproximadamente 40 a 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja, constituindo a maior fonte natural desta vitamina. Este é o motivo para o camu camu ter um efeito imunitário muito forte.
Também apresenta uma riqueza inconfundível de minerais, aminoácidos e antioxidantes poderosos. Além do sistema imunitário, melhora a visão, a pele, previne infeções virais, modera a tensão e melhora a respiração. Também retarda o envelhecimento, sedo por isso um dos superlimentos que deve colocar na sua alimentação.

6 – Spirulina
Tem a forma de uma espiral e é uma alga microscópica azul esverdeada de água doce. Comparada à carne vermelha ou à soja, é um alimento bastante nutritivo, com cerca de 60%-70% de proteína de fácil absorção. Contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas A, B1, B6, E e K e também é uma fonte abundante de clorofila [pigmentos que dão cor ás plantas], minerais, fito nutrientes (nutrientes característicos das plantas) e enzimas (composto orgânico de origem proteica).

É anti-inflamatório, antialérgico, desintoxicante, e antibacteriano. Melhora o desempenho físico, mas mais importante ainda é o seu papel a nível cerebral e mental e efeito no sistema imunitário.

Pode ser encontrado na sua forma natural, também em pó e em comprimidos

7 – Bagas Goji

É rico em antioxidantes, em proteínas, em vitaminas e minerais. Por tudo isto, ajuda a fortalecer o sistema imunitário, diminui os níveis de estresse, retarda o envelhecimento das células, é bom para a saúde cardiovascular, cerebral e neurolófica (sistema nervoso).
Estes são os 7 superalimentos que você deve começar a comer já, e que vão melhorar a sua saúde e o seu bem-estar.