Qual o melhor horário para consumir proteína?

Qual o melhor horário para consumir proteína?

As proteínas são macromoléculas que estão presentes nas células e tecidos de, praticamente, todo o nosso corpo. Elas são essenciais para a regulação das reações químicas que ocorrem no nosso organismo, ajudando no crescimento e reconstituição de tecidos, como a reposição da pele e o crescimento da unha, além de ser fundamental para a construção dos músculos. Aliás, é exatamente por esse motivo que a proteína é importante no processo de hipertrofia.

Compostas de aminoácidos, as proteínas podem ser ingeridas por meio de uma alimentação balanceada e também por suplementação. Entre os alimentos ricos em proteínas podemos destacar carnes (carne vermelha, carne de frango, peixes), leite e ovos, além das proteínas vegetais que estão presentes no arroz, feijão, lentilhas, tofu, dentre outros. Já os suplementos que são fontes de proteínas são: whey protein, caseína e albumina.

No entanto, para que a proteína tenha um efeito positivo em nosso organismo é importante saber a forma correta de consumo, como o tipo de proteína, a quantidade e também o horário. Para isso é fundamental que o indivíduo procure ajuda de um nutricionista ou médico do esporte, pois apenas esses profissionais poderão ajudar na conquista dos objetivos pessoais de cada um, respeitando particularidades como peso, altura, funcionamento do metabolismo, disponibilidade para a prática de atividades físicas e etc.

A proteína e a construção muscular

Durante a prática de atividade física, o organismo utiliza as reservas de glicogênio como energia, que precisarão ser repostas principalmente para ajudar na recuperação dos músculos, que sofrem micro lesões durantes os treinos. É aí que entram as proteínas, que devem ser associadas ao carboidrato, fazendo com que o organismo possa repor as reservas de glicogênio na musculatura e receba também os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos naturalmente pelo organismo. Dessa forma o catabolismo pode ser evitado, reduzindo as chances de perda de massa magra.

Todo mundo precisa ingerir proteínas diariamente para um bom funcionamento do organismo, contudo, quem está em busca de aumentar o ganho de massa muscular deve consumir uma quantidade maior de proteína em comparação com pessoas sedentárias. Por exemplo, uma pessoa que não pratica atividades físicas regularmente deve ingerir entre 0,8g e 1g de proteína por quilo de peso, atletas amadores precisam de cerca de 1g por quilo, já os profissionais podem precisar de mais de 1,5g de proteínas por quilo de peso.

Apesar de existir esse conta simples, para alcançar seus objetivos de forma eficaz, é fundamental contar com a ajuda de um nutricionistas ou nutrólogo. Quem não consome a quantidade ideal de proteínas por dia, não conseguirá fazer com que o corpo se recupere depois dos exercícios e, provavelmente, também não conseguirá ver resultados efetivos. Mas o alerta mais importante é quanto ao excesso: ingerir mais proteínas do que o necessário, principalmente abusar do uso de suplementos, pode provocar doenças nos rins e no coração.

A proteína e o emagrecimento

Alguns estudos mostram que uma dieta rica em proteínas pode ajudar também quem está tentando perder peso. Isso acontece porque, de forma geral, os alimentos que são fontes de proteína, como carnes vermelha e peito de frango, demoram mais tempo para serem digeridos e, consequentemente, fornecem uma maior sensação de saciedade.

Além da redução do apetite, a proteína também ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias, mesmo quando estiver em repouso, o que garante uma grande vantagem metabólica frente a outros tipos de dietas. Mas, mais uma vez, devemos alertar para o consumo em excesso, que pode trazer prejuízos à sua saúde. Conte sempre com a ajuda de um profissional antes de ingressar em qualquer dieta.

Mas, afinal, como saber o melhor horário para consumir proteína?

Depois de entender como a proteína é importante e como funciona em nosso organismo, chegou a hora de responder à questão central de nossa matéria: qual o melhor horário para consumir proteína? A resposta é depende.

Como dissemos anteriormente, o consumo de alimentos e tipo de dieta varia muito de pessoa para pessoa, por isso não existem uma receita fixa que possa servir para todo mundo. Uma das questões que devemos levar em consideração é o objetivo. Para quem busca hipertrofia o melhor horário para consumo de proteína (principalmente de suplementos como o whey protein) é logo após o treino.

Estudos científicos que analisaram grupos de pessoas que consumiam proteína após o treino comprovaram a importância desses alimentos para a construção muscular, ao comparar com um grupo de pessoas que não receberam proteína após o período de treino. Portanto, se o seu objetivo é a hipertrofia, lembre-se de que o lanchinho pós treino deve conter, principalmente, proteína.

Contudo, sua alimentação deve ser balanceada durante todo o dia. Seja para emagrecer, definir ou ganhar massa muscular, o cardápio de todo o seu dia, bem como a prática de atividades físicas, é que irá de fato te ajudar a conquistar seu objetivo. Não deixe de consultar um médico e nutricionista, principalmente, se você estiver pensando em começar a usar suplementos alimentares.