Pilates: benefícios para todos os gostos

Pilates: benefícios para todos os gostos

O Pilates é um Método conhecido por milhares de pessoas, porém nem todas conhecem seus pontos positivos e as tantas melhorias que o Método proporciona à saúde e ao corpo. Sendo assim, nós decidimos reunir em uma só matéria, os principais benefícios do Pilates que você precisa saber!

Desta forma, conheça agora os 10 benefícios do Pilates que melhoram a sua vida em vários aspectos. Confira!

Antes de tudo, para você entender melhor sobre o Método e todos os benefícios do Pilates, nós precisamos voltar no tempo e explicar o surgimento dos exercícios.

O Pilates originalmente foi criado com o nome de ‘’Contrologia’’ que significa o controle do corpo pela mente, sendo este o principal objetivo do Método.
O criador do método Joseph Pilates (por isso o nome popular), foi o grande idealizador da série de exercícios e para isso, baseou sua técnica em 6 princípios básicos. São eles:

Concentração – como o próprio nome diz, o objetivo aqui é ficar o mais concentrado possível ao realizar o exercício, para garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível.

Controle – esse princípio tem por propósito aprimorar a coordenação motora durante os movimentos, dando ao corpo um padrão suave para evitar contrações musculares desnecessárias, ajudando na garantia dos benefícios do Pilates.

Precisão – a precisão do movimento é imprescindível para o controle do equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados durante os exercícios.

Centro – também como conhecido como Power House é o foco de todos os exercícios do Método, pois a estabilização do tronco se dá pelo fortalecimento dessa musculatura, sendo essencial também para um melhor alinhamento postural.

Respiração – a respiração é muito importante pois deve sempre estar sincronizada com a realização do movimento, sendo este o fator primordial da técnica.

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesado durante o exercício.

Dessa forma então foi criada a Contrologia que é o princípio básico do Método, ajudando então na garantia dos benefícios do Pilates.

Quais são os Principais Benefícios do Pilates?
Agora que já conhecemos os princípios do método, assim como seus objetivos, que tal listar todos os benefícios do Pilates?

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, aqui podemos citar alguns deles:

1) Aumento da Resistência Física
2) Corrige Problemas Posturais
3) Promove menor Atrito nas Articulações
4) Ajuda a Melhorar a Respiração
5) Promove o Bem-Estar
6) Ajuda no Controle de Peso
7) Promove o Relaxamento
8) Reabilita o Corpo
9) Melhora a qualidade do Sono
10) aumenta a disposição

Concluímos assim que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.

Via:revistapilates.com.br//