Opções mais saudáveis de complementos e molhos para a sua salada

Opções mais saudáveis de complementos e molhos para a sua salada

Comer salada faz bem à saúde, mas temos que tomar cuidado com algumas coisas que podem tornar esse consumo menos saudável: os molhos e complementos. Alguns exemplos do que deve ser evitado, sempre que possível, são batata batalha, tomate seco, croutons, maionese, molhos de creme de leite e molhos prontos.

Alguns queijos e molhos cremosos merecem uma atenção especial: parmesão, queijo branco, gorgonzola, mozarela de búfala, requeijão e cream cheese adicionam calorias e gorduras ao prato. O queijo magro pode ser levado em consideração para uma fonte alternativa de proteínas, nos casos em que a salada substitui o almoço ou o jantar, mas há outros alimentos mais adequados e que contêm menos gorduras, como castanhas e sementes, abacate e azeite de oliva extravirgem, que são calóricos e gordurosos, porém são saudáveis e compensam as calorias. Esses alimentos são ricos em gorduras do bem, além de vitaminas e minerais, que favorecem o processo de emagrecimento.

Há também outros alimentos com pouca gordura usados como complementos na salada, mas que podem prejudicar a dieta, como frios e embutidos. Um bom exemplo é o peito de peru, que é rico em sódio, o que provoca a retenção de líquidos e alterações na pressão, além de conter conservantes cancerígenos. Os molhos prontos também são ricos em sódio, portanto, prefira temperos naturais como azeite, ervas, suco de limão ou de laranja.