O que você precisa saber sobre os suplementos desportivos

O que você precisa saber sobre os suplementos desportivos

Quando falamos em suplementação, muitas dúvidas ainda pairam no ar, até mesmo por quem treina há bastante tempo. E se você entrou no universo fitness a pouco tempo, é normal ficar receoso com o consumo destas substâncias.

Saber exatamente o que você está ingerindo, e para quê, é fundamental para usufruir dos benefícios da suplementação. E para te ajudar, trouxemos informações valiosas neste Guia da suplementação: O que você precisa saber sobre os suplementos desportivos. Confira!

O que são suplementos desportivos/alimentares?

Os suplementos desportivos são compostos de substâncias químicas feitos para preencher as lacunas de uma dieta inadequada, complementando a alimentação.

Eles nunca podem ser usados para substituir uma refeição, apenas como complemento do plano alimentar. Essa é a regra número um que você não pode se esquecer.

Existem suplementos desportivos que possuem todos os nutrientes necessários para completar a alimentação, os Multivitamínicos, como o Centrum, por exemplo.

E existem, também, os suplementos com fins específicos de suplementação, como o Whey Protein, que possui grandes quantidades de proteína de fácil absorção, ideais para a recuperação proteica no pós-treino.

Os suplementos desportivos podem servir para diversas funções, variando de acordo com as necessidades e o objetivo de cada pessoa. Há quem tome para alcançar os objetivos de treino, como aumentar os músculos ou emagrecer.

Alguns usam para fins terapêuticos, outros apenas para melhorar os nutrientes da dieta, e também para quem apenas quer manter um estilo de vida saudável.

Você pode encontrar um leque gigante de produtos suplementares, por isso é tão importante a pesquisa para descobrir qual suplemento consumir de acordo com as suas necessidades.

Para quem é indicado os suplementos?

Os suplementos são indicados para o consumo desde atletas profissionais, com uma rotina de treino pesada, até quem tem o objetivo de perder peso.

E lembre-se: os suplementos desportivos de um atleta não serão iguais de um iniciante na academia. Quem tem uma rotina de exercícios mais puxada, vai precisar repor em maiores proporções as proteínas, hidratos e outros nutrientes perdidos durante a atividade.

Enquanto alguém que está em uma dieta de baixa calorias com o objetivo de perder peso, precisa de suplementos que reponham de forma eficaz as vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas.

Quais suplementos alimentares tomar?

Para ter certeza de quais suplementos desportivos você deve tomar, separamos os principais suplementos com seus respectivos objetivos. Procure aqueles que atendam melhor as suas necessidades nutricionais. Veja só:

  1. Suplementos para ganhar massa muscular e aumentar o desempenho físico

Os suplementos desportivos destinados ao aumento da massa muscular, fornecem a energia necessária para diminuir o tempo do catabolismo, e permitir que o corpo entre na fase anabólica, agindo na recuperação e construção dos músculos.

Proteínas: a proteína é um macronutriente essencial para formar o músculo do corpo, além de estimular a produção de enzimas e hormônios. O Whey Protein é o suplemento de proteína mais utilizado, e deve ser tomado logo pela manhã ou após o treino.

Aminoácidos: pense no aminoácido como sendo a proteína depois de “quebrada” em pedacinhos menores. Ele é a unidade que compõe a proteína e ajuda a reparar o tecido muscular danificado.

A diferença entre os suplementos em forma de aminoácidos e os em proteínas é o tempo de absorção, já que ingerindo os aminoácidos diretamente, o corpo não precisará esperar essa quebra da proteína para iniciar a recuperação dos músculos.

Glutamina: é um tipo de aminoácido presente na massa muscular e importante para quem quer aumentar. Esse suplemento é essencial para a síntese de proteínas, minimizar o catabolismo muscular e acelerar a recuperação dos músculos danificados.

BCAA’s: o BCAA é um aminoácido de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) e faz parte do grupo de aminoácidos essenciais (importante para o organismo, mas o corpo não é capaz de produzi-lo naturalmente). Este tipo de suplemento ajuda na reparação e crescimento dos músculos.

  1. Suplementos para emagrecer

Termogênicos: os suplementos termogênicos aceleram o metabolismo através do aumento da temperatura corporal e o gasto de energia para consumo das células. São considerados excelentes queimadores de gorduras e boa opção de suplemento para emagrecer.

L-carnitina: a L-carnitina é um suplemento responsável por queimar gordura e aumentar a performance física, através do transporte dos ácidos gordos para a mitocôndria, que fabrica energia para as células, promovendo a queima de gordura.

CLA: o ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido gordo essencial da família do Ômega 6. O suplemento de CLA reduz o peso através da degradação da gordura para obtenção de energia, sem perder água ou afetar a massa muscular.

  1. Suplementos para aumentar a energia e rendimento físico

Creatina: um dos suplementos mais utilizados, a creatina acelera a reposição de ATP (molécula de energia utilizada pela corpo), aumentando o rendimento esportivo.

Hidratos de carbono: os hidratos de carbono são as principais fontes de energia para os músculos, cérebro e outras células do corpo, através da decomposição de seus açúcares para criar-se a glicose.

Os hidratos aumentam o rendimento físico e aceleram a recuperação muscular.

Beta Alanina: esse suplemento evita a fadiga muscular, e permite treinos mais intensos.

  1. Suplementos Multivitamínicos

Os suplementos alimentares multivitamínicos reúnem diversos nutrientes essenciais para a boa manutenção da saúde no mesmo suplemento.

São indicados para quem possui dieta deficiente em vitaminas, geralmente, causada pela falta de tempo para consumir refeições saudáveis.

Para quem treina pesado, também é fundamental evitar deficiências que possam baixar a imunidade ou diminuir a velocidade de recuperação do corpo.

Garanta a ingestão dos multivitamínicos que contenham as vitaminas do complexo B, principalmente a B6 e a B12, e a vitamina C e E.

  1. Suplementos Isotônicos

Apenas a água é o suficiente para atividade física com duração de até 1 hora.

Mas, para quem pratica exercícios mais longos, acima de 60 minutos ou em dias quentes, é importante ingerir as bebidas esportivas, conhecidos como isotônicos, para repor sais minerais e outros fluidos perdidos durante o treino.

O consumo desse suplemento evita problemas como a fadiga e dores musculares. Um exemplo de bebida esportiva é o Gatorade.

Como usar os suplementos desportivos?

Para iniciar o consumo de qualquer suplemento desportivo sem prejudicar à saúde é interessante buscar auxílio de um nutricionista.

Ele te passará os suplementos mais adequados e as suas respectivas doses.

Suplemento desportivo faz mal à saúde?

Cada suplemento tem seu determinado objetivo e desde que seja consumido corretamente, ajuda na manutenção da saúde e melhoria na performance no esporte.

O ideal é que você sempre se atente à procedência dos suplementos que você está adquirindo e só confie nos regularizados pela Anvisa. Aqui na Madrugão Suplementos fornecemos para os atletas suplementos de qualidade que vão ajudar a alcançar os seus objetivos mais rapidamente