O que Comer Depois de Exagerar no Feriado

O que Comer Depois de Exagerar no Feriado

Comeu e bebeu tudo que viu pela frente no feriado? Abusou principalmente dos doces, gorduras e álcool?

Não tem problema! Veja aqui o que você deve fazer para se manter saudável e não engordar mesmo depois desses exageros.

Você pode aproveitar as delícias dos feriados portanto que continue com a mente saudável. Dificilmente nós temos opções super saudáveis, principalmente nos almoços em família, nos feriados. Basta você voltar (ou começar) sua alimentação equilibrada após o feriado ou férias.

Agora, você vai aprender o que você deve comer depois do feriado para se recuperar dos exageros.

Afinal, quem consegue resistir a um pudim, bolo ou pavê da vovó, não é mesmo?

Principalmente na primeira semana: melhore a qualidade das suas refeições

Comece a se preocupar com o equilíbrio das suas refeições. A melhor forma de comer mais saudável (sem precisar pensar muito) é comer uma refeição bem colorida. Ela devem conter carboidrato, proteína e gordura saudável (saiba mais sobre gorduras saudáveis aqui).

Além disso, coma em intervalos de 3 em 3h aproximadamente. Procure respeitar o máximo possível (dica: coloque seu celular para despertar de 3 em 3h). Isso vai fazer com que você sempre tenha energia e vai evitar que você sinta fraqueza com a queda de açúcar no sangue.

Tome um copo de água ao acordar (em jejum)

agua – COMER DEPOIS DO FERIADOEssa prática tem inúmeros benefícios. Quando comecei a fazer já senti a diferença em uma semana. Você fica com a sensação de que está limpando seu organismo todos os dias de manhã.

O principal benefício disso é o estímulo da produção do “novo sangue”. Auxiliando na restauração do corpo e até na cura de algumas doenças. Além de muitos outros benefícios como melhorar as funções cerebrais.

No Japão, eles até criaram a “Terapia da Água”. Além de tomar água em jejum, essa terapia tem outras peculiaridades também.

Coma alimentos ricos em magnésio

Você deve estar se perguntando por que isso? O que os alimentos ricos em magnésio podem fazer? Esses alimentos ajudam o corpo a lidar com a sobrecarga de estresse do feriado.

Espinafre, banana, abacate, chocolate amargo, amêndoas e sementes de abóbora são alguns alimentos ricos em magnésio.

Procure comer cogumelos

Principalmente o shitake e o shimeji (muito comuns na culinária japonesa), pois os cogumelos auxiliam no aumento da imunidade. E ainda são ótimos na prevenção do câncer.

O cogumelo é uma ótima alternativa a carne vermelha. Veja mais a frente nesse artigo pratos deliciosos com cogumelo.

Coma bastante alimentos alcalinos

Apesar das pesquisas não confirmarem alguns benefícios dos alimentos alcalinos (2), sabe-se que esses alimentos são muito nutritivos. Por isso, abuse dos alimentos alcalinos. Basicamente são compostos pelas frutas, verduras, legumes e nozes. Limão, couve, pêra, nozes, salsa.

Esses alimentos podem ajudar a reduzir inflamações, regular o nível de pH do corpo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Agora você já sabe como você deve fazer para se alimentar melhor depois de exagerar no feriado.

Veja também alguns exemplos de refeições

Café da manhã

Comece o dia com um copo de água e depois…

suco nutritivo (famoso suco detox) para limpar seu organismo. Para preparar o suco, use alimentos como: couve, gengibre, água de coco, cenoura, maçã, pepino, laranja, salsão
Iogurte com granola

Almoço

Salada de grão de bico
Salada detox: brócolis, couve flor, cenoura, alface americana e sementes (abóbora ou girassol)
Macarrão integral com shimeji

Lanches

Um punhado de sementes de abóbora
Um punhado de mix de castanhas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes)
Tapioca
Banana com aveia

Jantar

Sopa desintoxicante
Omelete de shimeji
Batata doce, couve e lentilha
Crepioca
Ratatouille