Música e atividade física: a combinação perfeita

Música e atividade física: a combinação perfeita

Saiba como aumentar seu desempenho na academia ouvindo música.
Dieta balanceada, hidratação correta e bastante disciplina. Essas são algumas das dicas dadas a quem deseja aumentar o seu rendimento físico. Mas, você sabia que ouvir música enquanto pratica exercícios físicos pode melhorar expressivamente seus resultados?

Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual da Bahia (UESB), a música pode aumentar em até 15% o desempenho de sua atividade física. Isso porque ela estabelece um ritmo no exercício, fator importantíssimo em atividades marcadas pela repetição – como uma academia, por exemplo. Por isso é essencial que a música escolhida esteja em concordância com a atividade praticada, de modo com que os ritmos coincidam. Se sua atividade é de maior intensidade – como step, spinning ou jump – prefira músicas mais agitadas; já atividades mais lentas, como o aquecimento, pedem faixas mais calmas.
Como resultado, o praticante tem sua percepção de esforço diminuída em 10%, evitando a fadiga. Além disso, por estarem mais motivadas, as pessoas se exercitam por um intervalo maior de tempo e apresentam um aumento em seus batimentos cardíacos.

Depois de vários estudos, foi comprovado que as vibrações da música atuam diretamente em nosso cérebro. A música age como um concorrente da dor e aumenta em até 15% o rendimento na atividade física. Além desses fatores, ainda temos músicas que diminuem o batimento cardíaco e controlam a pressão arterial.