Fuja do sedentarismo!

Fuja do sedentarismo!

De acordo com pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 62% dos adultos não pratica exercícios físicos regularmente. E é esta a origem de grande parte dos problemas de coração, que já matam mais do que a hipertensão, a obesidade, o colesterol alto, o diabetes e o tabagismo: o sedentarismo é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por derrame cerebral. Segundo a Organização das Nações Unidas, o sedentarismo mata 300 mil pessoas por ano no Brasil.

O conceito de uma pessoa sedentária tem relação com a quantidade de calorias que ela gasta semanalmente. Para ser considerada uma pessoa ativa, é preciso queimar 2.200 calorias por semana – cerca de 300 calorias por dia. Além de atingir órgãos vitais como coração, rins e cérebro, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, tornando-os mais frágeis.

Entre as doenças associadas com o sedentarismo estão a obesidade, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, infarto e asma, além de alguns tipos de câncer e até mesmo distúrbios psicológicos. Se você é sedentário, a melhor maneira de combater o mal é saindo da sua zona de conforto e aceitando que precisará realizar algumas mudanças de hábitos – por exemplo, troque o elevador pelas escadas, tente andar mais a pé e, claro, faça uma atividade física que lhe dê prazer.

Além de musculação e ergometria, a Selfit conta com aulas de dança, ginástica e treino funcional para você escolher o exercício que mais combina com você.