Fazer exercícios ajudam contra o coronavírus

Fazer exercícios ajudam contra o coronavírus

Se a prática de exercícios físicos  é uma recomendação geral dos médicos, a medida se torna ainda mais importante durante a pandemia de coronavírus. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19.

É importante levar em conta, no entanto, as recomendações das autoridades de saúde para evitar a propagação da doença, entre elas a de não sair de casa. Uma alternativa é assistir os treinos e exercícios que postamos no IGTV que podem ser feitos em qualquer lugar.

“Os hábitos de vida saudável devem ser seguidos a todo momento. Nós precisamos de um sistema imunológico competente para combater as infecções no momento certo, como o coronavírus. Não existe nenhuma recomendação para interromper os exercícios físicos, pelo contrário, deve-se manter a saúde e os hábitos saudáveis principalmente neste momento”, explica o infectologista Pablo Sebastian.

O sistema imunológico serve como uma proteção. Ele representa a defesa de nosso corpo contra doenças, vírus e bactérias. Por este motivo, é necessário mantê-lo forte, e a atividade física, uma boa alimentação e a hidratação são os principais responsáveis por este processo.

Segundo alguns estudos, a prática de atividade física deixa mais eficiente os linfócitos T, células entre as principais em todo o trabalho de imunidade do corpo contra processos infecciosos. Em períodos como o atual, é ainda mais importante que o exercício seja realizado ao ar livre, já que em ambientes fechados a contaminação ocorre mais facilmente.