Emagrecer depois dos 40 é mais difícil?

Emagrecer depois dos 40 é mais difícil?

Chegar aos 40 anos em boa forma é a meta de grande parte das pessoas que frequentem academias de ginástica. Mas muita gente esquece que homens e mulheres precisam se adaptar a uma importante mudança do organismo, já que o metabolismo não funciona da mesma forma de quando você era mais jovem. Como resolver esta questão? Médicos recomendam a prática de atividades físicas regulares para ter um bom “estoque” de massa magra antes de completar 40 anos, como uma estratégia para manter o peso. Ou seja, não há mais espaço para desculpas ou até mesmo para preguiça.

De acordo com especialistas, essas mudanças chatinhas no metabolismo viram o terror de muitas pessoas, já que afetam a perda de peso, a manutenção da massa muscular e óssea, além do envelhecimento dos órgãos. Como se sabe, não existe uma fórmula que impeça esse avanço, pois estamos falando de uma transição natural da vida, afinal, todos nós envelhecemos. Por outro lado, começar a fazer exercícios físicos e mudar a alimentação são comportamentos que podem trazer diferenças positivas à vida de qualquer pessoa, inclusive aos que ainda não chegaram aos 40.

Como se sabe, o metabolismo de cada pessoa calcula a quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente para continuar nutrido. Os mais sortudos contam com um metabolismo acelerado e precisam de uma quantidade maior de calorias, já os mais azarados tendem a ter o metabolismo um pouco mais lento, ou seja, precisam de uma quantidade de calorias menor. Para ajudar, existe uma queda da taxa metabólica, a partir dos 40 anos, que deixa o metabolismo mais lento

De acordo com o médico diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional São Paulo (SBEM-SP), Marcio Krakauer, investir apenas em exercícios aeróbicos não trará o resultado esperado por grande parte das pessoas, que é a perda de peso. Ou seja, você ai que não gosta de puxar ferro terá que aumentar porcentagem de exercícios resistidos com o passar da idade, como musculação e aulas de dança, para conquistar resultados melhores. Para chegar em forma aos 40, o ideal é praticar atividades físicas regularmente, para ficar com os músculos em bom estado com o passar dos anos. A receita para esta questão é: quanto mais massa magra, menor é a perda muscular e mais fácil é o controle do peso. Anotaram essa dica? Então, bora malhar!