Como ter mais disposição no dia a dia com a ajuda de alimentos

Como ter mais disposição no dia a dia com a ajuda de alimentos

O dia a dia de quem trabalha, estuda ou mesmo cuida de casa pode ser bastante cansativo. É na alimentação que encontramos a energia necessária para cumprir os compromissos e até para as horas de lazer. Mas, mesmo com uma dieta rica em nutrientes, às vezes falta disposição ao longo do dia. Isso significa que você, provavelmente, está gastando mais energia do que ingere nas refeições. Sabia que o cansaço e a falta de disposição também podem ser combatidos através da alimentação? Confira alguns alimentos ricos em energia e muito saudáveis que você pode incluir no seu dia a dia.

Alimentos para ter mais disposição
1 – Gengibre: o gengibre tem propriedades antioxidantes e nutrientes que podem dar mais disposição. Ele funciona como um anti-histamínico natural e combate os sintomas de gripes e resfriados que geralmente tiram a nossa energia. Além disso, a raiz é rica em potássio e magnésio, que melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir dores de cabeça.

2 – Chocolate amargo: o chocolate contém teobromina, um estimulante natural que dá mais energia e melhora o humor. Além disso, os flavonoides fazem bem para o coração, ajudando a circulação de oxigênio pelo corpo e aumentando a energia.

3 – Iogurte: além de serem fontes de proteína, os iogurtes contém probióticos, que fortalecem o sistema imunológico e aumentam os níveis de energia.

4 – Oleaginosas: essa família de alimentos é rica em magnésio, nutriente que atua na conversão do açúcar em energia e ajuda a combater a depressão. As oleaginosas – como castanhas, nozes e amêndoas – também são fontes de proteína e uma ótima opção para o lanchinho da tarde, dando mais disposição para o resto do dia.

5 – Frutas: o açúcar natural das frutas é saudável a qualquer hora do dia. Mas algumas frutas são especialmente boas para dar mais disposição. A banana, por exemplo, é rica em magnésio, nutriente que transforma o carboidrato em energia com mais eficiência. Já o coco contém óleos que são rapidamente transformados em energia.

6 – Açaí: o açaí tem muitas calorias e é uma excelente fonte de energia, já que é rico em gorduras boas, minerais e vitaminas, que estimulam o metabolismo energético.

Assim como existem alimentos que conferem mais energia ao nosso dia a dia, existem aqueles que podem diminuir a sua disposição. Frituras, álcool e açúcar em excesso atrapalham o bom funcionamento do organismo. Por isso, se você anda precisando de uma dose extra de energia, pode ser uma boa ideia evitá-los.