Como melhorar o sistema imunológico através da alimentação

Como melhorar o sistema imunológico através da alimentação

Uma dieta balanceada ajuda o organismo a se manter preparado para combater vírus
e bactérias. Não existe um único alimento ou uma vitamina que fortaleça sozinha o
nosso organismo, o segredo do sucesso é a alimentação saudável todos os dias.
Temos que consumir todas as fontes de nutrientes, porém, alguns dão uma força
especial às nossas células de defesa. São eles:

► Proteínas: alimentos de origem animal (carne, frango, peixe, ovos, leite, queijo,
iogurte) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão-de-bico).
► Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, frutos do mar.
►Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras
folhosas.
► Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.
► Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em
vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.
► Vitamina C: o micronutriente mais famoso quando citamos imunidade é ofertado por
frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi).
►Complexo B: “É composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos.

Então é necessário ingerir um pouco de cada”, raciocina a profissional. Lembrando
que a B12 é encontrada apenas naqueles de origem animal. Por isso, os veganos
precisam considerar suplementos, com orientação profissional.
֍ O papel da microbiota intestinal: Os prebióticos e probióticos também têm sua
importância nessa história. Além de fortalecer a imunidade, eles estimulam sua
atuação. Os probióticos são micro-organismos que colonizam nosso intestino e
promovem diferentes benefícios — eles fazem parte da composição de iogurtes e
leites fermentados. Já os prebióticos são, digamos, a comida dos micro-organismos
que integram a microbiota. Estamos falando das fibras presentes nas frutas, verduras,
legumes e grãos integrais.

Dra. Adriana Rodrigues Mateus Caiafa
Nutricionista – CRN 36031