Como evitar as estrias na musculação

Como evitar as estrias na musculação

Estrias são aquelas manchas que parecem um risco em relevo, podem ser roxas, avermelhadas, amareladas ou brancas. Elas se espalham em um ponto da pele e incomodam muito os nossos olhos. Seu aparecimento acontece quando a elasticidade da derme não acompanha o crescimento da massa, independentemente de ser massa magra ou gordura. Sendo assim, se não houver o devido cuidado, a musculação pode causar estrias.

Agora, pense bem: porque estamos escrevendo um texto com o título sobre prevenção de estrias e não de tratamento? Sobre evitar e não curar? É frustrante, mas a verdade é que não existe um tratamento 100% garantido para estrias. Assim, prevenir é sua melhor opção.

Não fique chateado com isso! Embora não tenha tratamento, é possível amenizar seus efeitos estéticos. E, ao incluir a prevenção à sua rotina, provavelmente você não terá mais problemas com estrias.

Procure ganhar massa muscular progressivamente e com alimentação saudável
Querer ganhar massa muscular rapidamente pode fazer com que as pessoas desconsiderem a consequência disso. Acontece que o crescimento veloz dos músculos pode ter as estrias como uma de suas consequências. O que pode piorar, se acompanhado de dieta irregular que alia o ganho de massa magra ao ganho de gordura.

Portanto, procure ter uma dieta adequada para o ganho de massa muscular, incluindo os nutrientes que o seu corpo precisa. Tente também não ser tão ansioso em “crescer”, principalmente a partir do uso de esteroides e anabolizantes. Quanto mais tempo sua pele tiver para se adaptar ao crescimento muscular, menos chances terá de acabar com estrias.

Invista em nutrição e cuidados com a pele
Existem duas formas de deixar a sua pele mais saudável, uma interna e outra externa.

Já falamos um pouco sobre a interna: sua alimentação. Diversos nutrientes, como as vitaminas A e E, influenciam na elasticidade e saúde da pele. Invista nelas na sua alimentação.

A forma externa é a hidratação da pele, sempre se hidrate após o banho e antes dos treinos. Você pode utilizar um creme de boa qualidade ou algum óleo, como o de amêndoas ou de orquídea. Massageie bastante para garantir que ele penetre nos poros. Evite também o excesso de sol, pois resseca a pele e aumenta a probabilidade de você ter estrias, além de outros problemas de saúde da pele.

Já tenho estrias… o que fazer?
Bom, a dica mais honesta para quem já está com estrias é correr para o dermatologista, mas sem muitas expectativas. Mesmo os tratamentos médicos sendo os mais eficientes, não são a solução para todos os tipos de estrias. Quando elas estão vermelhas ou arroxeadas é mais fácil tratar, pois ainda estão no início. Mas quando ficam brancas é basicamente definitivo, permitindo apenas amenizar.

Então, se quiser mesmo uma chance de acabar com elas, cuide logo que aparecer sinais e invista na prevenção. Fora isso, para amenizar seus efeitos, você pode utilizar cicatrizantes e hidratar bastante a pele, como mencionado anteriormente.

Agora você sabe como evitar estrias e amenizar seus efeitos. Vamos combinar que tem tudo a ver com uma vida saudável, não é nada demais para você que pratica musculação. De qualquer forma, tente não pirar por causa de algumas estrias. Às vezes a causa é uma predisposição genética. Se você estiver fazendo tudo direitinho e, mesmo assim, elas aparecerem, em vez de ficar chateado, você pode passar a considerá-las como as marcas deixadas pelo seu esforço e dedicação ao corpo. Aceite-se!