Como cuidar de rotina de exercícios físicos durante a quarentena

Como cuidar de rotina de exercícios físicos durante a quarentena

Com academias e outros estabelecimentos fechados, a alternativa é fazer continuar as atividades em casa. No entanto, alguns cuidados são necessários para evitar lesões e outros acidentes.

Diferentemente da academia, a pessoa não conta com a presença de um instrutor para corrigir movimentos incorretos de forma presencial. Isso pode ocasionar lesões na coluna e em outras partes do corpo.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Sbot-CE) alerta para os cuidados com os limites físicos de cada pessoa, especialmente se ela já tem histórico de doenças e articulações.
O ideal é realizar alongamentos e exercícios que tenham como meta fortalecer a musculatura. Ambas as atividades devem ser realizadas com cautela e de forma moderada, sempre respeitando os limites de cada corpo.

É importante manter contato, a distância, com o profissional de educação física que o acompanha em atividades físicas. Separar uma parte da casa apenas para a prática física também ajuda no monitoramento de uma rotina.