Cinco motivos para você não deixar de treinar as pernas

Cinco motivos para você não deixar de treinar as pernas

Você já deve ter percebido que existem muitos fortões por aí que dedicam todo o seu esforço de treinos para os membros superiores, ou seja, os braços (bíceps e tríceps), peitoral e dorsal. Por conta disso, deixam de treinar as pernas e acabam ficando completamente desproporcionais da cintura para baixo.

Sabemos que para impressionar e passar aquele visual “matador”, um grande volume visual nos braços é o que a maioria busca, mas se esquecem que, quando de bermuda, ou até mesmo de sunga na piscina ou na praia, a desproporção acaba chamando mais a atenção.

Pensando nisso, conversamos com o nosso professor, o Tiago Santana (Tiaguinho) que nos esclareceu algumas coisas, do ponto de vista estético e, principalmente, da saúde. Continue lendo este post e confira as nossas dicas para você.

1 Aumenta hormônios estimulantes

Treinar pernas é, além de necessário, bom para a sua saúde. Segundo estudos, o treino nos membros inferiores proporciona o aumento de hormônios como a testosterona, que atua no corpo, promovendo ganho de massa muscular como um todo e não somente nas áreas treinadas em determinada sessão. Com isso, todo o seu corpo ganha, pois isso irá potencializar o ganho de massa muscular, concordam?

2 Melhora a mobilidade funcional

As pernas, assim como as estruturas de um prédio, sustentam o nosso corpo. Para manter-se de pé e realizar as atividades do dia a dia, como caminhar e subir escadas, é preciso uma base forte e bem construída. Nesse sentido, o treinamento dos membros inferiores irá estimular a sua mobilidade funcional, pois todos nós precisamos nos deslocar e realizar tarefas do dia a dia, além de ter força e potência para escapar de alguns incidentes que pode ocorrer.

3 Queima mais gordura

Estudos afirmam que quanto mais músculos tivermos no corpo maior será o metabolismo de repouso. Os membros inferiores possuem grandes massas musculares, que quando desenvolvidas, proporciona um metabolismo mais acelerado, queimando assim, muito mais gordura.

4 Estética e simetria corporal

Você já deve ter visto alguns rapazes com braços bem desenvolvidos e pernas como “varetas”, bem finas e aparentemente fracas. A proporcionalidade do corpo também é importante, nunca se esqueçam disso. Além de todos os benefícios que citamos, o treino das pernas irá torná-lo mais forte, lhe dar mais energia para os treinos.

5 Prevenção de lesão

Se você curte dar aquela corridinha, jogar futebol ou algum outro tipo de esporte que envolva alta performance e o uso intenso das pernas, saiba que é fundamental o fortalecimento dos membros inferiores durante o seu treino, pois ele envolve os tendões, os ligamentos, as articulações, o que é fundamentalmente importante para a prevenção de lesões.

Com esses motivos levantados pelo prof Tiago, você já deve ter uma ideia do quanto é importante você dar a devida atenção ao seu treino dos membros inferiores, que envolve os músculos da coxa, das pernas de um modo geral e a da panturrilha.

Converse com o seu professor, troque uma ideia e veja como potencializar o seu treino para otimizar o alcance dos seus objetivos.