Benefícios da luta como atividade física

Benefícios da luta como atividade física

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô. Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como te ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e ainda contribuir para sua coordenação motora.

Apesar de parecerem atividades de contato brutas, sua execução na academia é feita com professores com bastante conhecimento da técnica e que costumam explorar os objetivos e limites de cada aluno.

Confira os benefícios que a prática oferece. Confira!

1 – Aumenta a flexibilidade do corpo
2 – Desenvolve a coordenação motora
3 – Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos
4 – Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins
5 – Melhora a agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos
6 – Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.
7 – É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade.
8 – Desenvolve a disciplina. Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre. A disciplina também é reforçada no sentido do aluno ser estimulado a não perder o treino, já que ele fica em desvantagem em comparação aos outros que são mais assíduos
9 – Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho, principalmente porque ele terá um oponente que pode estar em melhores condições que ele.
10 – Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol , gastrite e etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.