Aprenda a comer melhor

Aprenda a comer melhor

A alimentação saudável começa com a aprendizagem de novas maneiras de comer, como adicionar mais frutas frescas, vegetais e grãos integrais e cortar alimentos com muita gordura, sal e açúcar.
A mudança para uma alimentação mais saudável também inclui aprender sobre equilíbrio, variedade e moderação.
• Considere o equilíbrio:
Na maioria dos dias, coma alimentos de cada um dos grupos: grãos, alimentos proteicos, vegetais e frutas e produtos lácteos.
Ouça seu corpo. Coma quando estiver com fome.
Pare quando você se sentir satisfeito.
• Procure variedade.
Seja aventureiro. Escolha diferentes alimentos em cada grupo de alimentos. Por exemplo, não procure uma maçã toda vez que você escolher uma fruta. Comer uma variedade de alimentos a cada dia irá ajudá-lo a obter todos os nutrientes que você precisa.
• Prática de moderação.
Não coma muito ou muito pouco de um alimento. Todos os alimentos, se comidos com moderação, podem fazer parte da alimentação saudável.
Por que prestar atenção ao que você come?
Comer saudável irá ajudá-lo a obter o equilíbrio certo de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Isso irá ajudá-lo a se sentir melhor e a ter muita energia. Isso pode ajudá-lo a lidar melhor com o estresse.
Comer saudável é uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir e controlar muitos problemas de saúde, tais como:
• Doença cardíaca.
• Pressão alta.
• Diabetes tipo 2.
• Alguns tipos de câncer.
Alimentação Saudável é a mesma coisa que Dieta?
Comer saudável não é uma dieta. Isso significa fazer mudanças com as quais você pode viver e aproveitar para o resto da sua vida.
As dietas são temporárias, mas importantes para alcançar seu objetivo em um primeiro instante. O índice de desistência é grande, assim como o reganho do peso. O motivo para o efeito sanfona é que não se muda o modo de pensar ou mesmo considere a dieta como o primeiro passo para uma vida saudável. Durante a dieta tem-se como objetivo a perda de peso não a mudança do comportamento permanecendo o pensamento na fome e na comida.
Comer uma variedade saudável e equilibrada de alimentos é muito mais gratificante. E se você combinar isso com mais atividade física, é mais provável que chegue a um peso saudável – e que o mantenha.
Como você faz uma alimentação saudável um hábito?
• Primeiro: pense nas suas razões para comer mais saudável. Você quer melhorar sua saúde? Você quer se sentir melhor? Você está tentando dar um exemplo para seus filhos?
• Segundo:  pense em algumas pequenas mudanças que você pode fazer. Escolha os que você pode continuar fazendo.
• Não tente mudar tudo ao mesmo tempo.
• Defina um objetivo fácil que você pode alcançar, como ter uma salada e um pedaço de fruta a cada dia.
• Faça um planejamento a longo prazo para a alimentação, exercícios físicos e alguns dias onde possa comer sua sobremesa favorita.
Onde você pode obter apoio?
Ter apoio de outros pode ser uma grande ajuda. Quanto mais apoio você tiver, mais fácil será fazer mudanças. Peça a familiares e amigos para praticar uma alimentação saudável com você. Peça-lhes que ajudem você a fazer refeições e compartilhe receitas saudáveis e deliciosas e dicas de culinária.
Se precisar de mais ajuda, fale com o seu médico endocrinologista ou com uma nutricionista.