A prancha pode ser mais eficiente que abdominal para a barriga, sabia?

A prancha pode ser mais eficiente que abdominal para a barriga, sabia?

Muitas são as discussões a respeito de qual a melhor forma para perder a barriga. Muita gente afirma que os aeróbicos queimam a gordura localizada, já outros preferem apostar no fortalecimento… Mas uma coisa é certa: alguns exercícios são os primeiros a serem mencionados quando falamos em abdômen durinho. É o caso da prancha e do abdominal, que apesar de terem o mesmo objetivo, são bem diferentes, sabia?

“A diferença mais básica é que na prancha trabalhamos em isometria (exigimos do músculo mesmo não estando em movimento). Já no caso do abdominal há o movimento (e, consequentemente, fases concêntricas e excêntricas)” explica o educador físico Pedro Gorgulho, coordenador técnico da rede de academias Biofisic, de Minas Gerais. Ou seja, enquanto em um você fica parada, no outro repete a execução diversas vezes em cada série.

E se você acha que quanto mais ação, mais eficiência, pode esquecer. A prancha, por exemplo, solicita mais o core, a região central do corpo que abrange cerca de 29 músculos e inclui desde o abdômen até os glúteos. “Além de exigir mais do peitoral e ombro. Por este motivo, também tende a gastar mais calorias e contribuir para uma melhor definição da barriga”, afirma Pedro Gorgulho. O abdominal, por outro lado, é considerado um exercício isolado, ou seja, trabalha menos grupos musculares.

Músculos do abdômen, oblíquo, lombar, glúteos e coxas: todos eles são fortalecidos com a prancha. E, quando mais a carga do exercício for dividida entre as diversas partes do corpo, menores são os riscos de lesão. “Isso porque não há o aparecimento de desequilíbrios. Os músculos fazem o papel de grandes estabilizadores da postura corporal”, diz o educador. Mas é claro que isso só acontece se a gente fizer do modo certo.