8 Dicas Para Não Engordar nas Festas de Fim de Ano

8 Dicas Para Não Engordar nas Festas de Fim de Ano

Além do Natal e Ano Novo, períodos em que muitas pessoas passam com seus familiares, há as festas do escritório e amigo secreto com os amigos para adicionar à lista de eventos.
Se por um lado é ótimo se reunir com as pessoas queridas para passarmos momentos agradáveis, por outro, nós sabemos que nessas festividades o que mais acontece são os almoços e jantares com comidas e hábitos que nem sempre contribuem com a dieta.
Se, assim como nós, você já começou a pensar sobre isso e está um pouco preocupado em não ganhar muitos quilos, confira abaixo a nossa lista com dicas para não exagerar nas festas de final de ano:

1. Não fique muito tempo sem comer

Um erro que algumas pessoas podem cometer é ficar horas sem comer no dia da ceia de Natal ou da comemoração de Ano Novo, pois sabe que na hora da festa vai ter muita comida e deseja compensar a comilança que está por vir. O risco que elas correm é de chegar ao local da festa com um buraco no estômago por conta da fome e acabarem exagerando demais na alimentação, comendo muito mais do que deveriam e ganhando os quilinhos extra das comemorações de fim de ano.
Por isso, é bem melhor manter a alimentação normal, se possível comer de três em três horas, e chegar satisfeito na hora da festa. Assim, é possível matar a vontade de comer os quitutes, ingerindo quantias moderadas e não prejudicar tanto a dieta.

2. Saiba como se alimentar adequadamente

Quando chegar a hora de montar o seu prato, certifique-se de montá-lo de maneira que você possa se sentir satisfeito e não corra o risco de exagerar e acabar se rendendo aos alimentos mais gordurosos e às sobremesas ricas em açúcar.
Para tanto, a dica é ingerir primeiramente proteínas, que podem ajudar em relação à saciedade do organismo, depois gordura, que podem contribuir para diminuir o apetite, e na sequência, não economize nos vegetais de baixas calorias, que irão te fazer ficar satisfeito.

Caso você não queira deixar de lado a sobremesa, afinal é fim de ano e certamente sua avó e mãe irão preparar algo especial, a sugestão é ingerir bastantes proteínas e vegetais e deixar o consumo de gordura no nível mais baixo possível.

3. Intensifique os exercícios

Se você se conhece bem e sabe que quando chegar a hora de comer, provavelmente não irá resistir e acabará comendo mais do que deve, intensifique os seus treinamentos na academia para que os resultados não sejam tão ruins assim para o seu corpo.
A recomendação é realizar um exercício intenso, de levantamento de peso em uma grande região muscular como as pernas por exemplo, pouco antes da ceia. Dessa maneira, você poderá conseguirá melhorar a velocidade do seu metabolismo para as próximas horas.

4. Beba bastante água

Quando não estamos bem hidratados, corremos o risco de confundir a fome com a sede e acabamos comendo mais sem que haja necessidade. Além disso, beber bastante água ajuda a proporcionar a sensação de saciedade do organismo e a evitar que comamos exageradamente.

5. Não exagere no consumo de bebida alcoólica

Sabemos que pode ser um pouco difícil escapar do consumo de álcool durante as comemorações de final de ano. Mas se você não puder evitar, não beba exageradamente. Além dos diversos problemas causados pelo excesso de bebida, muitas delas possuem bastantes calorias. Por exemplo, uma taça de 100 ml de champanhe tem 110, um copo de 100 ml de batida possui 251 e uma taça de 100 ml de vinho branco doce contém 142 calorias.

6. Durma bem

Mesmo que você tenha um almoço marcado para o dia seguinte, tente dormir adequadamente, procurando respeitar as 8 horas recomendadas. Quando não temos noites de sono apropriadas e ficamos muito tempo acordados, o nosso cérebro precisa produzir mais energia – recorrendo a ingestão de alimentos – e o nosso metabolismo desacelera.

7. Não pule o café da manhã no dia seguinte

Da mesma forma, não descuide no café da manhã no dia posterior a festa, mesmo que você vá comparecer a outro evento na hora do almoço. Além de ser uma maneira de manter o metabolismo acelerado, se alimentar logo pela manhã é uma forma de manter o corpo saciado e não exagerar nas refeições que estão por vir.

8. Divirta-se!

Realmente, não é fácil conseguir fugir da comilança exagerada e dos abusos durante as festas de final de ano. Mas tenha em mente os benefícios que esses esforços irão trazer para o seu corpo e saúde a longo prazo e não deixe que isso prejudique o tempo agradável que você tem para passar com a sua família e/ou amigos. Não é sempre que é possível reunir os parentes distantes para conversar e se divertir com eles. Então, aproveite e passe as festas sem culpa!