5 Dicas para superar as dificuldades e iniciar atividades físicas

5 Dicas para superar as dificuldades e iniciar atividades físicas

Se você já tentou, várias vezes, iniciar atividades físicas, mas sempre acabou desanimando e desistindo do seu objetivo, saiba que existe uma explicação para isso. E o melhor: uma solução.

De acordo com especialistas, para ter uma vida mais saudável são necessários 150 minutos de atividade física por semana, o que equivale à média de 20 minutos todos os dias ou 30 minutos em cinco dias da semana. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em manter uma rotina saudável, com atividades físicas regulares.

Diante de todo hábito novo, o cérebro cria resistência e o repele. Assim, caso você não esteja acostumado a praticar atividades físicas, toda vez que iniciar essa rotina o seu cérebro vai agir contra o estímulo. A boa notícia é que é possível virar essa chave e fazer com que a prática de atividades físicas torne-se um hábito.

É claro que isso não é tão é simples assim. Para que o cérebro reconheça um novo hábito são necessários, no mínimo, seis meses de repetição contínua. É um tempo que vale muito a pena!

Quer começar agora a trabalhar a mente a seu favor e iniciar uma rotina mais saudável? Acompanhe cinco dicas infalíveis para iniciar as atividades físicas agora sem desistir no meio do caminho.

DICAS INFALÍVEIS PARA INICIAR ATIVIDADES FÍSICAS DE VEZ
1. ESTABELEÇA UM OBJETIVO CLARO
A
primeira coisa que você precisa para iniciar uma rotina de atividades físicas é estabelecer um objetivo claro. Isso significa que o seu objetivo precisa ser específico, fácil e mensurável. Assim, será possível estabelecer um compromisso e alcançar a sua meta.

Se você quer iniciar atividades físicas para perder peso, defina o quanto de peso quer perder e em quanto tempo deseja que isso aconteça. Depois defina um plano de ação para que essa meta aconteça e mensure o passo a passo, quantos quilos por semana ou mês terá que perder para atingir o seu objetivo.

É muito importante que você seja realista ao definir o seu objetivo porque só assim conseguirá alcançá-lo com facilidade. Por exemplo, se definir que quer perder 30 kg em um mês, essa é uma meta muito arriscada. Possivelmente não conseguirá concluir o seu objetivo e isso causará grande frustração.

Agora, se você definir que quer perder os 30 kg em um ano, as chances de conseguir serão maiores, pois o seu compromisso será perder apenas 2,5 kg por mês, muito mais fácil.

2. COMECE AOS POUCOS
Devagar e sempre. Esse é um ótimo conselho para quem quer iniciar atividades físicas. É comum, quando a pessoa decide iniciar uma nova rotina, começar com uma mudança radical, da noite para o dia. Isso é um grande erro.

Quanto mais intensa a mudança for de início, mais difícil será mantê-la em longo prazo. Ou seja, não adianta começar correndo duas horas na esteira como um louco, gastar todas as energias, provocar uma grande fadiga e depois não conseguir manter o ritmo de atividades. É isso que faz com que muitas pessoas desistam de suas metas logo no início.

Ao iniciar atividades físicas e exercícios, nos primeiros dias o corpo pode ficar um pouco dolorido, o que é um sinal de que ele ainda não está acostumado e que precisa de tempo para se adaptar. Por isso, não force a barra. Respeite os seus limites, vá ganhando força e resistência aos poucos.

É sempre bom iniciar com exercícios mais fáceis, de baixa intensidade e períodos curtos, para evitar o risco de lesões ou efeitos negativos. Se for treinar em uma academia, converse com o professor, explique o seu objetivo e diga que está começando — ele saberá montar um treino que não o sobrecarregue.

3. EXERCITE-SE COM PRAZER
A prática de atividade física não deve ser um martírio, muito pelo contrário, ela precisa dar prazer para que se torne um hábito.

Se você não gosta de levantar peso, correr, tudo bem! Há diversas modalidades de exercícios físicos a escolher. Opte por algo que dê motivação e seja prazeroso, como aulas de dança, luta, andar de bicicleta, esportes aquáticos, aeróbica, esportes coletivos.

Assim, por mais cansativa que seja a atividade, com certeza você terá mais prazer e força de vontade para alcançar o seu objetivo e manter-se engajado com o seu propósito de vida mais saudável.

4. ANOTE A SUA EVOLUÇÃO
É muito importante anotar a sua meta e a sua evolução em algum lugar para ter sempre em vista. Pode ser um diário, uma agenda, blog ou mesmo um aplicativo no celular.

Pode parecer sem sentido, mas é cientificamente comprovado que, quando você faz registros do seu progresso, tem mais consciência do propósito e mais motivação para continuar evoluindo e fazendo melhor.

Ao fazer isso de forma compartilhada, divulgando os seus avanços em redes sociais, esses fatores aumentam, porque é como se você estivesse firmando um compromisso público, e isso aumenta ainda mais o desejo de se superar.

5. BUSQUE MOTIVAÇÃO EXTERNA

Inspire-se em alguém, pode ser uma figura pública, alguém que você admira ou mesmo você. Por exemplo, caso tenha engordado e o seu objetivo seja voltar à medida, use essa referência para se inspirar, e uma foto do passado pode ajudar.

Roupas também ajudam. Se uma peça de que gostava muito não serve mais e é possível comprar aquela roupa de que gostou, e que ainda não serve, use-a como meta para incentivar o seu objetivo experimentando-a todos os dias até conseguir que ela fique bem em você.

Essa dica pode ser uma das mais importantes! Envolva outras pessoas no seu objetivo, comunique à família, amigos, colegas de trabalho, compartilhe a sua meta e os seus avanços nas redes sociais. Isso ajuda a expandir o seu compromisso, sem falar que essas pessoas poderão ajudá-lo a notar os pequenos resultados que às vezes não notamos no dia a dia, e contribuir positivamente para mantê-lo motivado.

Lembre que toda mudança de hábito, no começo, é um pouco difícil ou, melhor dizendo, desafiadora! Mas nada é impossível até que se torne possível. E você pode tornar a prática de atividades físicas um hábito saudável e prazeroso. Basta querer!

Mesmo que você desanime um dia ou outro, nunca pare, não desista! Siga todas as dicas, busque impulsionadores externos, vá aos poucos e persiga sempre a evolução contínua, não só para iniciar atividades físicas, mas em tudo na vida.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para incentivar os seus amigos a superar as dificuldades e iniciar atividades físicas para ter uma vida mais saudável.