5 Alongamentos para o final do treino

5 Alongamentos para o final do treino

Sabia que alongar depois do treino é bastante importante para prevenir lesões? Pensando em você que não conhece muitos exercícios de alongamento, resolvemos criar esta matéria com 5 exercícios diferentes de alongamentos para o final do treino. Ponha-os em prática, pelo bem da sua saúde.

Estes exercícios devem ser colocados em prática antes e depois do treino para evitar lesões (e dores musculares no dia seguinte).

5 Alongamentos para o final do treino
1 – Alongamento ajoelhado

De joelhos no chão, coloque o joelho direito flexionado a 90 graus, e uma mão no quadril e contraia o rabiosque. De seguida, agarre no pé oposto ao joelho e mantenha o tronco direito. Mantenha-se nessa posição, no mínimo, durante 60 segundos e troque de perna.

2 – Alongamento de costas

Deite-se de barriga para o chão com os braços e pernas estendidos. Alongue a coluna com os braços e pernas em direção ao teto. Depois, eleve um braço e uma perna opostos e fique nessa posição durante alguns segundos. Repita o exercício do outro lado. Este é um dos melhores alongamentos para o final do treino, pois você vai conseguir “esticar” o corpo todo.

3 – Alongamento de pé

Em pé, com a perna direita cruzada em frente da esquerda, levante o braço esquerdo e incline-se para o lado. Vá insistindo à medida que sente o corpo a alongar. Mantenha-se nessa posição durante um minuto e depois troque de lado. É muito importante que sinta os músculos a alongar, pois caso contrário está a fazer mal.

4 – Alongar os gémeos

Ainda de pé e com o tronco direito, flexione o joelho esquerdo e estique a perna direita. Segure na ponta do pé direito e sinta a perna esticando. Permaneça nessa posição durante, no mínimo, 60 segundos e repita o exercício do lado oposto. Este é outro exercício que deve fazer nos seus alongamentos no final do treino.

Um outra alternativa é você utilizar um apoio para a perna direita.

E ainda mais uma outra alternativa é alogar os gémeos sentado. Sente-se no chão, dobre o joelho esquerdo até o pé encostar na coxa direita, depois segure a ponta do pé direito e estique a perna totalmente.

5 – Alongamento das virilhas

Sim, também tem que alongar as virilhas, por isso por último, comece de pé com as pernas afastadas e com as mãos no quadril. De seguida, estique uma das pernas o máximo que conseguir para o lado e sinta os músculos posteriores da coxa alongando. Mantenha-se nessa mesma posição até três minutos e troque de lado.

Outra alternativa é fazer o alongamento da virilha sentado e com as pernas esticadas, abri-las o máximo possível.

Embora seja chato ter de ficar mais tempo na academia ou parquinho após o treino para realizar estes exercícios de alongamentos, fique sabendo que eles são muito importantes caso queira evitar ter uma lesão muscular grave. Se não alonga, tem mais hipóteses de acordar no dia seguinte cheio de dores e sem vontade de treinar novamente.

Vá, não custa nada fazer estes alongamentos para o final do treino, por isso ficamos a aguardar que nos dê um feedback sobre como se sentiu no dia seguinte.